Dica quanto a frenagem do conjunto veiculo + reboque

Lembre-se sempre que a carreta interfere na dinâmica do veículo rebocador, exigindo mais do trem de força e dos freios do veículo. Observe a legislação, e faça a opção por carretas equipadas com freios para cargas PBT acima de 500 kg.

Dica quanto a iluminação

Mantenha os contatos das tomadas (veículo e carreta) sempre limpos, mantendo o seu perfeito funcionamento. Revise o funcionamento de todas as luzes e suas funções. Lembre-se que a sua carreta/reboque é a extensão do seu veículo.

Dica quanto a trava do engate (munheca)

Além de verificar e certificar o correto travamento da trava de engate sobre o engate do seu carro, verifique temporariamente o desgaste da mesma. Em caso de desgaste, substitua a sua trava de engate por uma nova. Lembre-se: o custo da manutenção é muito menor ao custo de qualquer desacoplamento e suas consequências.

Dica quanto a calibragem dos pneus

Para uma carga mais estável, mantenha os pneus sempre calibrados, conforme indicação do nosso adesivo de segurança fixado no V dianteiro de cada reboque Santiago Carretas.

Dica quanto a fixação da carga

Certifique-se que a sua carga esteja devidamente fixada a carreta ou reboque através de cordas ou esticadores apropriados. Durante o deslocamento, sempre verifique se os mesmos não afrouxaram.

Dica quanto a distribuição de cargas nos reboques

Para garantir o transporte seguro da sua carga, concentre o máximo possível da mesma sobre o(s) eixo(s), mantendo um pequeno deslocamento para a frente da sua carreta. A carga sobre o engate deverá girar entre os 25 e 50Kg.